A seguir apresentamos uma descrição da solução para os problemas mais comuns apontados em cor vermelha no diálogo "Diagnóstico da Instalação" do CopySpider.
1. OS
Descrição: erros associados às versões compatíveis do Windows.
O CopySpider só possui suporte para Windows 10 e 11 (plataformas 32 e 64 bits).
Usuários com as versões 7 ou 8 do Windows não vão conseguir utilizar o CopySpider.
2. Proxy, Internet access e Validation
Descrição: erros associados às versões compatíveis do Windows.
Pode haver algum impedimento do CopySpider acessar a internet. Se você utiliza algum programa antivírus, veja o ítem "Antivirus". Se a sua conexão com a internet precisa de parâmetros de Proxy, faça a devida configuração por meio do diálogo de Opções no Aplicativo CopySpider.
3. CopySpiderSU e Download
Descrição: erros associados aos módulos do CopySpider.
Esses erros normalmente estão associado à falta ou desatualização dos navegadores e também da falta do antivírus Microsoft Defender ou a existência de outros programas Antivírus. Veja os ítens "Browsers" e "Antivirus" a seguir para detalhes de como resolver esses problemas.
Outro motivo para esses erros é a falta de memória RAM.
Importante: se você tiver 4 GBytes, ou menos, de memória RAM, tente rodar o CopySpider sem abrir outros aplicativos ao mesmo tempo. Você pode abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows para acompanhar o uso de memória.
4. Browsers
Descrição: erros associados aos navegadores instalados e atualizados no Windows..
4.1. Instalação dos navegadores mais comuns
O CopySpider precisa que, pelo menos, dois navegadores principais estejam instalados no Windows.
Caso não estejam instalados, seguem instruções de como proceder:
- Microsoft Edge, via Windows Store.
- Google Chrome, via página de download.
4.2. Atualização dos navegadores mais comuns
Pelo diagnóstico apresentado, acreditamos que um ou mais dos seus navegadores instalados no Windows possam estar desatualizados.
Normalmente, o Google Chrome é atualizado automaticamente, então seguem instruções de como atualizar o Microsoft Edge.
- Acesse o Microsoft Edge.
- No canto superior direito, clique no botão com três pontos [...].
- No menu que vai abrir, clique na penúltima opção "Ajuda & Feedback" e depois em "Sobre o Microsoft Edge".
- O Microsoft Edge deve iniciar a atualização.
Ao final, apenas como exemplo, a versão que deve aparecer para o seu Windows é a "Version 137.0.3296.52 (Official build) (64-bit)".
5. Antivirus
Descrição: erros associados aos programas antivírus instalados no Windows.
5.1. Microsoft Defender
Para funcionar corretamente, e com segurança, o CopySpider precisa do antivírus da própria Microsoft instalado em seu Windows.
Para fazer a instalação, acesse a Microsoft Store e instale o Microsoft Defender.
Após a instalação, aguarde alguns minutos até que o Microsoft Defender faça suas atualizações.
5.2. Outros programas
Se você utiliza um antivírus em conjunto com o Microsoft Defender como, por exemplo, o Reason Cybersecurity, você precisa consultar o manual do seu programa antivírus e criar uma exceção do tipo "pasta ou diretório" para a seguinte pasta do CopySpider:
Em complemento, caso a mensagem do diagnóstico apresente a falta de algum arquivo na pasta acima, sendo o mais comum o CopySpiderSU.exe, será necessário reinstalar o CopySpider também, pois o seu antivírus excluiu arquivos da instalação.