Somos contra trabalhos sob encomenda

O nosso foco é, e sempre foi, o de fornecer uma ferramenta computacional com licença Pessoal (freeware) para alunos e autores em geral. 

Nós da Equipe de desenvolvedores do CopySpider não concordamos e tentamos impedir o uso de nossa ferramenta por pessoas que produzem trabalhos sob encomenda, escondendo totalmente a verdadeira autoria do que foi escrito e recebendo recursos financeiros de seus "clientes" para tal fim.

É importante destacar que esse tipo de atividade pode causar graves prejuízos, inclusive penalidades em esfera judicial, para as pessoas que "compram", bem como para as instituições que porventura venham a publicar tais trabalhos. Sob esse raciocínio e alerta, sugerimos a leitura dos seguintes trabalhos:

Nesses casos, normalmente, o CopySpider é aplicado por quem escreveu o trabalho com o objetivo de validar que o resultado não possua problemas de cópias indevidas e/ou plágio, antes de ser entregue ao "cliente".

Entendemos, também, que é uma desculpa equivocada utilizar a definição do papel de ghostwriter para esses casos, uma vez que não há cessão de direitos autorais do contratado ao seu "cliente" e as instituições que receberão os trabalhos, para futura avaliação e publicação, não são informadas de tais termos e cessões. 

De forma semelhante, não existe revisão de trabalho que começa com uma página em branco. Sobre revisão, nós aceitamos e concordamos que profissionais utilizem o CopySpider para a revisão de trabalhos de terceiros e que sejam remunerados em tais tarefas. Não vemos problema algum com essa prática, uma vez que o trabalho de revisão tem por objetivo melhorar e validar o conteúdo produzido por autores verdadeiros.

É importante salientar que nós não conseguimos controlar o uso final da ferramenta, nem mesmo quando nós recebemos doações via plataforma Apoia.se. No entanto, essa incapacidade não significa que concordemos com tais propósitos. Sempre que esses casos ficam demonstrados nos contatos que recebemos, por e-mail ou em redes sociais, não fornecemos informação adicional, cessando qualquer apoio e o suporte ao software.

Consideramos ser um erro, não só de postura ética, mas também de estratégia funcional, que as pessoas que se propõem a vender trabalhos sob encomenda tenham o seu fluxo de trabalho dependente de ferramentas que também não sejam disponibilizadas por meio de licenças profissionais. Logo, sugerimos e contamos com o bom senso, na esperança de que haja um mínimo disponível, de que as licenças freeware do CopySpider não sejam utilizadas por aqueles com tais propósitos.

Infelizmente, algumas dessas pessoas insistem em se expor, de forma privada, com o envio de e-mails com dúvidas e reclamações para a nossa Equipe, e, publicamente, por meio de comentários em nossas redes sociais. Precisamos deixar claro que, em caso de sermos devidamente intimados por motivos relacionados nos artigos mencionados no início desse texto, o conteúdo desses contatos podem ser compartilhados com a justiça. Fazemos esse aviso com o único propósito de chamar a atenção para a prudência de tais usuários.

Caso outras ferramentas computacionais, nacionais ou não, aceitem tal público, respeitamos o direito de escolha de cada um e, até, recomendamos a migração imediata com votos sinceros de saúde e boa sorte.

Por fim, só podemos lamentar que, nos tempos que vivemos, nem mesmo a exposição pública seja suficiente para que tais pessoas contenham o contrassenso de suas ações e opiniões.

Ignorantia juris non excusat.

 


Palavras-chave

Como ver se tem plágio no texto? Melhor detector de plágio gratuito? Software para identificar plágio. Como verificar plágio online grátis?; busca por plágio; programa anti-plágio gratuito; ferramenta anti-plágio; detector de plágio grátis; similaridade de texto; semelhança entre documentos; detector de cópia; busca por cópia; detecção de plágio; suspeita de plágio; copiar colar; ctrl c ctrl v; cópia entre arquivos; trabalho acadêmico; monografia; artigo científico.