O CopySpider trabalha como um método estatístico, utilizando fragmentos importantes do seu documento que são selecionados para a busca por semelhança em outros documentos existentes na internet.
Quanto maior o número de fragmentos, menor a variabilidade dos resultados de semelhança.
Logo, para tentar obter resultados mais estáveis, experimente:
- No menu "Ferramentas > Opções", na aba "Nível de busca", marque "Detalhada" para o nível de busca.
- Caso seu arquivo tenha 20 páginas ou mais, experimente dividi-lo em arquivos menores. Por exemplo, para uma monografia com 100 página, sugere-se dividi-la em 3 documentos de 33 páginas, aproximadamente.
Se ainda assim os resultados variarem entre execuções consecutivas, você pode ter um documento com um de dois sintomas:
- Verifique se o trabalho não é uma "colcha de retalhos" em termos de parágrafos mal referenciados. Em outras palavras, se o documento tiver fragmentos pequenos copiados de muitos documentos na internet, o CopySpider não irá identificar um ou mais documentos semelhantes com grande prevalência de trechos (semelhança acima de 3%).
- Os sistemas de busca não fornecem resultados idênticos para usuários diferentes. O CopySpider pode não encontrar o mesmo documento se usuários diferentes executarem o aplicativo em computadores/redes/perfis diferentes.
Lembre-se da seguinte regra: não existe prova negativa. O fato do CopySpider não encontrar um problema de plágio em seu documento não significa que outra pessoa terá os mesmos resultados. Nesses casos, sempre orientamos que a leitura do trabalho ainda é o melhor diagnóstico de possíveis problemas de cópias indevidas.